15 novembro 2011

A importância dos Indicadores

Estive recentemente em Brasília, entre os dias 7 e 11 de Novembro participando em um encontro chamado: Curso sobre Conceitos e técnicas para elaboração de diagnósticos e monitoramento de ações do Plano Brasil sem Miséria. Este encontro reuniu pessoas de diversos lugares do Brasil. Tivemos lá representados os estados do: RJ, MG, AL, MA, PE, AM, RO, RS, PR, DF, RR, PA, MS, SP, CE e me perdoem se esqueci algum, era uma riqueza de saberes muito grande. Os encantos que me foram causados pode ser o responsável por eu esquecer de mencionar algum estado.
Bom, por que falo disso? Por que a importância de trazer a presença de tantos estados, alguns bastante evoluídos se comparado a outros, num texto que trata de indicadores?

Como é do conhecimento de muitos, agora trabalho numa equipe de projetos de uma proposta audaciosa do governo do estado. Sempre soube que indicador é a chave para o segredo de muitas coisas. Após integrar esta equipe, isso ficou mais claro ainda. O curso me permitiu algumas indagações: Como pudemos andar tanto tempo sem considerar ou dar a devida importância aos indicadores? Por que ainda hoje existem gestores que não valorizam a importância dos indicadores para auxiliar em sua gestão? Por que não se investe em ferramentas, aplicações, que auxilie na tomada de decisões baseada em indicadores? As tecnologias e seu uso ainda é muito fragmentada?

Hoje no campo da política pública, não há como ignorar ou fragmentar os indicadores. Isto só colocará em cheque os projetos, planos e portfólios que surgirem. Eles são de fundamental importância para uma boa gestão e não é possível dissociar o seu tratamento do uso de ferramentas, aplicações e tecnologias que devem auxiliar na árdua tarefa de compilar a informação de que precisa pois, também não adianta de nada ter muita informação e não saber ou não conseguir absorver aquilo que realmente precisa. Dai a importância das tecnologias informacionais. Há um universo muito grande de lugares onde se pode coletar indicadores. Sites dos ministérios, IBGE, UNESCO e pesquisas específicas como IPEA, PNUD, PNAD podem fornecer uma gama muito grande de números. No entanto, deve-se atentar à importância de tratá-los de forma a filtrar e ter como resultado final o que de fato lhe interessa.

Neste contexto todo, ficou claro que a dificuldade do trato com indicadores não é uma coisa inerente à estados mais novos ou menos experientes. Na verdade é uma realidade que açoita a grande maioria dos estados brasileiros. A grande diferença entre eles é bem simples: Há gestão que dá a devida importância aos indicadores. É isso.

Quanto ao uso das tecnologias, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome através da SAGI – Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (secretaria responsável pela disseminação, tratamento, e oferta das informações com apoio no uso de tecnologias) possibilitou este momento de estudo com objetivo de auxiliar os estados a trabalharem com indicadores disponíveis em diversos espaços digitais e de acesso livre a qualquer pessoa. Foi uma semana intensa, de muita informação o que dificultou a participação de alguns dos colegas mas que não impediu o desejo de aprender a lidar com o conhecimento proporcionado neste dias. O MDS está trabalhando na oferta de alguns novos aplicativos que auxiliarão os estados a tratar os indicadores, tabular e coletar dados. Vale destacar a importância de algumas aplicações que estão sendo desenvolvidas e que atenderão especificamente o Plano Brasil sem Miséria. Como o IDV que lidará com dados do IBGE e poderá mostrar os bolsões de pobreza num nível de detalhamento, chamado pelo IBGE de, setor censitário, ou seja, não mostrará residências ou informações pessoais. Também o MUNIC, ESTADIC, MONIB e outros que ainda estão em fase de desenvolvimento e testes. Veja algumas das ferramentas disponibilizadas ao longo da semana:

Relatórios de Informações Sociais – RI

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/index.php

MI Vetor

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mi2007/tabelas/mi_social.php

Matriz de Informação Social – Tabelas Sociais

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mi2007/tabelas/mi_social.php

Data Social

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/simulacao/layout/teste/miv_novo.php

Identificação de Localidades e Famílias em Situação de Vulnerabilidade - IDV

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/idv

Tabulador SUAS - Tab SUAS

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/simulacao/TabSocial/censo_suas.php

IDCRAS

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/gerente/indicadores/

Metas de Desenvolvimento do CRAS

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/metas

Painel de Monitoramento do Brasil Sem Miséria - MONIB

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/monib

Painel de Indicadores de monitoramento para ações BSM

http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/PEI2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a página de comentários do post relacionado. Agradeço sua disponibilidade em contribuir com o conhecimento tratado aqui, neste post.