17 junho 2011

Gestão é palavra de ordem

Literalmente, gestão é palavra de ordem. É pela gestão que um organismo ou entidade funciona ou não. A gestão dentro de grandes empresas, seja ela pública ou privada, é a função que transforma o trabalho em produtivo ou torna-o descartável e imprestável. Em órgãos públicos que tenho visitado vejo que o maior problema da máquina pública é justamente a deficiência de sua gestão. Hoje, a falta de gestão prejudica o "cliente" final. Em grandes empresas privadas, o cliente final é o usuários de serviços ou produtos desta empresa. Em casos de empresas públicas, são os usuários dos serviços ofertados. Aquilo que conhecemos como políticas públicas se encaixam nesta descrição simplista como exemplo de serviço ofertado. Assim, como uma amostra, trago a realidade do órgão no qual estou trabalhando. Assistência Social. Na minha área de atuação, lido diretamente com a oferta de serviços vindos direto do governo federal como: PETI e PROJOVEM Adolescente. São serviços ofertados para um público que está em situação de risco. Então, se a gestão desta oferta é realizada de forma deficiente, o público alvo sofre diretamente com essa má gestão.
Neste sentido entra em campo o BPM - Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócios) que resume-se a um conceito que une Gestão de Negócios com Tecnologia da Informação. Este conceito trata diretamente, dentro de um negócio (público ou privado) a gestão dos processos responsáveis pelos resultados de uma organização. Tudo resume-se ao alcance de seus objetivos, ou seja, aquilo que agrega valores ou que permeia uma cadeia de produção. Na verdade, focando na gestão pública, o objetivo é subsidiar dando condições no auxílio à uma gestão com qualidade e efetiva de fato. Atualmente percebo que a falta da T.I. em mecanismos de gestão pública é o principal fator das deficiências gerenciais que tocam os mais diversos órgãos públicos, em qualquer esfera. Então pessoal, o que estão esperando para buscar colegas profissionais da minha área para contratá-los para este trabalho? Rondônia está crescendo para o mercado de T.I. Nos encontramos por ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a página de comentários do post relacionado. Agradeço sua disponibilidade em contribuir com o conhecimento tratado aqui, neste post.