09 junho 2011

Software Livre

É interessante como vemos a sociedade do conhecimento, a sociedade de quem detêm o poder através dele. Vivemos numa era altamente evoluída, com diversas tecnologias surgindo pelas bordas de suas criações, sedentas para lançar novas e novas ideias todos os dias. Mal é lançada uma nova tecnologia já temos outra em seguida que supera sua antecessora e dessa forma vivemos os tempos das novas tecnologias, constantes e surpreendentes.

Neste contexto, temos uma grande parcela da população que é privada do acesso a esse conhecimento, que só está disponível para aqueles com situação economicamente favorável. Contra essa realidade é que surgem propostas como a do ativismo pró software livre como eu gosto de chamar. Por que falo disso neste momento? bom, realmente, por ser um assunto que me provoca muito, no entanto, me provoca ainda mais quando encontro pessoas que acreditam nos mesmos ideais e trabalham para que esses ideais se tornem realidade e estejam cada vez mais presente nas vidas das pessoas que delas necessitam. Hoje, conversando com um grupo, na verdade com dois grupos, representados nas pessoas de Marquinhos, Gaspar e Edjales, nesta ordem representantes do C.A.O.S - Cultura e Arte Organizando o Social e o MHF - Movimento Hip Hop da Floresta, em um dado momento de nossa calorosa discussão encontramos, dentre muitas afinidades, uma que muito me chamou a atenção, o ideal de mudança social através da adoção do software livre. Papo vai, papo vem, e entramos num consenso de que necessitamos realizar algo grande, visível aos olhos de quem nos interessa atingir primeiro, nossos governantes, e mostrar-lhes que, tanto economicamente quando socialmente, essa proposta causaria uma reviravolta muito grande no formato de vida que temos hoje. A princípio, temos contatos de pessoas que são profissionais em diversas vertentes do software livre e que poderiam contribuir muito para a realização de um fórum estadual de software livre, que tal? bom, enquanto vamos conversando, eu vou me capacitando mais e mais nessa área, agora mesmo busco contato com uma instituição reconhecida nacionalmente e que trabalha com cursos de qualificação e certificação nas diversas áreas do software livre. Quem sabe assim, eu não possa ser um colaborador direto dessa iniciativa. Ah, aproveito para partilhar com os leitores(as) deste artigo uma vontade muito grande de casar propostas do uso desta plataforma com tecnologias sociais. Estou a procura de mais informações, quem souber e puder socializar, agradeço.


Para maiores informações, informo alguns links interessante sobre software livre:



http://www.softwarelivre.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
http://softwarelivre.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a página de comentários do post relacionado. Agradeço sua disponibilidade em contribuir com o conhecimento tratado aqui, neste post.