27 março 2011

Indignação

No dia em que Rondônia perdeu o ex-deputado Valverde num acidente de carro, viajavamos a Talita, o Diogenes e eu de Porto Velho para Ariquemes e em determinado momento entramos nesse assunto, abismados com mais um acidente que vitimiza uma pessoa nesta nossa estrada. Pois bem, nos dias seguintes muitas foram as manifestações com a tragédia ocorrida. Lembro ter lido uma nota de pesar no site do Governo de Rondônia, acredito que escrita por nosso governador, Confúcio Moura. Após este fato, lembro ter visto também no site da Assembléia Legislativa do Estado, os deputados discutindo e propondo o alargamento desta estrada. Bem, uma coisa que me intriga é que durante alguns dias esses fatos ficam marcados e presentes em nossas vidas mas logo se perdem na labuta diária e correria constante em que estamos. Porém, hoje, retornando de Ariquemes para onde eu fui na sexta feira de moto, presenciei mais um acidente. Após muitas pessoas me aconselharem não fazer este trajeto de moto apresentando fatos e reforçando o perigo que estamos correndo em nossa estrada eu resolvi não dar atenção e ir de moto. Porém, hoje mais que nunca, percebo que o dito popular que fala que só acreditamos quando é conosco faz sentido. Retornando hoje de Ariquemes, numa viagem tranquila, próximo de Itapuã, ultrapassei 1 carro e uma carreta e entrei em um posto da cidade para abastecer a moto. Nestes 10 minutos que permaneci parado, a carreta e o carros avançaram na estrada. Logo entrei nela novamente. Logo a frente percebi uma agitação estranha, os carros parando com seus piscas alerta ligados, e logo me veio a cabeça, "isto é um acidente". Realmente, o carro que eu acabara de ultrapassar, havia se chocado com outro veículo que vinha em sentido contrário. Uma coisa estranha, nunca pensei sentir aquilo. Um carro que eu havia a pouco tempo ultrapassado estava ali, praticamente destruído. O que mais me chocou foi a violência com que o outro carro, que acredito eu que era um Fiat Uno, foi lançado para fora da estrada. E mais ainda, logo que vi parecer ser um veículo que estava chegando de um dia de lazer, imaginei logo que não deveriam estar usando cinto, mas não sei se isso é fato. O que é fato é que eu vi uma criança sendo tirada daquele carro inconsciente, desacordada no colo de um rapaz. Aquilo me marcou.Infelizmente este foi 1 dentre muitos outros que acontecem em nossas estradas diariamente. Seria tão bom se o ser humano tivesse uma consciência de responsabilidade, de respeito ao outro e principalmente de amor ao próximo. É senhores deputados e governador, fico na expectativa de que vocês, nossos governantes, possam melhorar as condições de trafegabilidade de nossas estradas em respeito a esse povo que batalha e que constantemente está presente nesta estrada e que em diversas situações são vitimizadas fatalmente. A idéia de duplicação é ótima, exijam mais monitoramento da Polícia Rodoviária Federal nestes trechos, quem sabe, criar uma Polícia Rodoviária Estadual, é uma boa, vi isso na divisa do Mato Grosso com Goiás. Espero que possamos viajar sem sentir o medo de não chegar ao destino pois é essa a sensação que tenho a partir de agora viajando em nossas estradas. Fotos do acidente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a página de comentários do post relacionado. Agradeço sua disponibilidade em contribuir com o conhecimento tratado aqui, neste post.